Entendendo a Criança na sua casa

Ser retirado de sua casa e colocado debaixo dos cuidados de outrem é um processo extremamente difícil para uma criança. Muitas dessas crianças sofreram abuso ou negligência. Muitas têm problemas emocionais, comportamentais, ou de desenvolvimento de graus variáveis. Questões médicas também podem surgir. Apesar desses desafios, a maioria das crianças demonstra um grau extraordinário de adaptação e desejam tocar a sua vida pra frente.
Algumas questões comuns que podem surgir com crianças acolhidas incluem:
  • Culpar a si mesmo e se sentir culpado por ser retirado dos seus pais biológicos
  • Desejar retornar aos pais biológicos, mesmo se foi prejudicado por eles
  • Se sentir indesejado quando estiver esperando uma adoção por muito tempo
  • Ter emoções conflituosas sobre se vincular a família acolhedora
  • Luto como resultado da separação da sua família biológica
  • Devido a essas necessidades especiais, crianças acolhidas podem também exigir mais paciência e entendimento do que os pais estão acostumados a dar aos seus próprios filhos. Freqüentemente eles lutam para criar relacionamentos saudáveis, alguns tendo aprendido cedo na vida que não podem confiar que os seus responsáveis proverão para suas necessidades. Pais acolhedores que sabem reconhecer quando isto acontece, muitas vezes conseguem ajudar a criança acolhida a se adaptar ao seu novo lar.
Cada família tem sua própria cultura, rotinas, tradições, e maneira de comunicação. Uma criança acolhida que entra pela primeira vez nesse ambiente, precisa se familiarizar com tudo isso. Muitas vezes acontece que a criança interpreta um abraço, uma piada, uma brincadeira de contato físico de uma maneira diferente do que os seus próprios filhos, por causa de coisas que ela viveu no passado. Isto não significa que você não deve incluir a criança acolhida nas rotinas normais da família. Mas, significa que você precisa estar alerto a sinais de medo ou desconforto e estar pronto para ajudar a criança a interpretar essas coisas dentro do contexto apropriado.
O objetivo de acolhimento é amar e cuidar de uma criança que passa por um período difícil em sua vida e ajudar essa criança a crescer na sua habilidade de confiar e se relacionar com outras pessoas. Essa tarefa exige famílias dedicadas e disciplinadas que são capazes de aprender e crescer com a criança.
Fonte: http://www.gnb.ca/0017/foster/understand-e.html (Usado com permissão)