Casa Liberdade

Casa Liberdade logo

Um lugar para meninas vítimas de exploração sexual 

A Casa Liberdade é um lugar para meninas de até 18 anos que foram vítimas de exploração sexual e/ou  tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. A Casa Liberdade tem como objetivo oferecer acolhimento, segurança, privacidade e acesso aos cuidados necessários para que essas sobreviventes sejam restauradas integralmente e reinseridas na sociedade.

Por Que Existe?

A exploração sexual e o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual é um problema mundial. O Brasil está posicionado como o segundo maior mercado mundial e a cidade de São Paulo se encaixa como destino e trânsito para o “mercado” de tráfico de pessoas tanto no âmbito nacional quanto internacional. A cidade apresenta altos números de casos que mesmo após serem identificados, apresentam grandes desafios de serem solucionados e principalmente de serem encaminhados para um processo de acompanhamento visando o cuidado integral e a proteção. As experiências traumáticas sofridas por vítimas de tráfico são bastante complexas, podendo ocorrer durante um longo período de tempo, portanto as necessidades dos sobreviventes exigem cuidados abrangentes e que se estendam por longo prazo.

Como Será Feito?
Nossa visão é promover proteção social especial, na forma de acolhimento institucional, e serviços especiais de atendimento psicossocial para crianças e adolescentes do sexo feminino, até 17 anos e 11 meses, identificadas como vítimas de exploração sexual infantil.
Nossa Missão será habilitar e fornecer os recursos para que uma equipe exemplar e multidisciplinar possa caminhar junto com as vítimas de exploração sexual infantil no processo de uma restauração integral.
Diferencial
O desenvolvimento de excelentes opções de tratamento terapêutico (individual e em grupo) através da colaboração de pessoas especializadas em lidar com experiências traumáticas, as metodologias da teoria do vínculo, arte-terapia, Trauma Informed Care*, dentre outras modalidades, bem como a preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração na família natural, ou em uma família substituta – quando esgotados os recursos de manutenção na família natural ou extensa, farão da Casa Liberdade um espaço único para as vítimas de exploração sexual infantil.

(*Trauma Informed Care é um modelo onde a equipe é treinada para entender o impacto do trauma, as vulnerabilidades e possíveis gatilhos causados pelo trauma, em um esforço para prestar o apoio necessário a vítima e evitar a re-traumatização.)

Envolva-se!

Para mais informação sobre o envolvimento com seu tempo, oração, recursos e dinheiro, mande um e-mail através do formulário de contato